8.6.17

RESENHA: SONATA EM PUNK ROCK - BABI DEWET

Olá pessoas, como estão? Espero que bem. Bom, depois de um tempo sem, eu venho trazer mais uma resenha para vocês. A de hoje é de um livro que eu li tem um tempo já, o Sonata em Punk Rock da autora nacional Babi Dewet.

Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar.
Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Valentina, ou melhor, Tim cresceu sabendo que o pai tinha a abandonado e com isso na cabeça sempre deu valor a sua mãe e trabalha para ajudar a manter a casa. Tinha essa rotina até que foi aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais conceituado do país, e seu pai, que é um músico já famoso, aparece em sua casa para ajudar a pagar a sua academia. Tim, mesmo com pé atrás, aceita a oportunidade. Sua paixão pela música fala mais alto e ela não quer perder essa oportunidade.

Depois que ela coloca o pé na cidade da música vê que ninguém é como ela, ninguém adora punk rock, usa preto e não liga para nada. Todos são certinhos que ouvem música clássica. O que a faz ficar com um certo tipo de preconceito sobre o lugar, juntando ao preconceito que ela tinha sobre a música clássica.

E minutos antes de se instalar em seu dormitório esbarra em Kim, não sabendo que ele é o melhor pianista do lugar e que todos o adoram, além de ser filho da diretora, ela o ajuda na situação em que o encontra (não sendo a melhor).

A história se desenrola quando Tim não vê outra saída, a não ser procurar ajuda com Kim, porque querendo ou não ela tem que saber um instrumento clássico e acabou escolhendo o piano.


Esse livro foi lido em abril e como eu disse no post do lidos do mês a minha situação com ele foi de amor e ódio. Não porque a história não me atraiu, porque atraiu demais, mas o que me incomodou mesmo foi a escrita da autora.

Deixa eu explicar melhor, vocês conhecem aquele ditado da escrita que fala: Mostra, não conta; então, essa é uma coisa que a autora não segue, porque ela conta tudo. Fica até chato algumas partes e faz a leitura ficar arrastada. 

Contudo, repito que a história em si é fantástica desde a primeira página, mas eu só engatei a partir da página 100. Até porque achei a escrita pesada, não é uma que você pega para distrair, é uma que você pega para apreciar.

Os personagens são muito bem construídos. A Tim tem uma personalidade forte, o que eu adorei, e ela sabe o que quer e vai atrás disso. E o Kim é todo problemático e ao mesmo tempo que você gostava dele, você o odiava.


O romance dos dois é uma coisa diferenciada, que eu li e fiquei “ah, okay”. Eu senti muito mais sentimentos da parte dela do que da parte dele, parece que ele só estava com ela por estar e não porque gostava dela. Mas como eu disse, ele é problemático, talvez seja por causa da sua personalidade.

Eu adorei que ela citou séries, filmes (até high school music), além é claro, Justin Bieber e até The Vamps! De alguma forma eu me senti mais conectada com a história, como se ela fosse mais real.

Em suma, é uma boa leitura que eu tive dificuldades, apenas porque a escrita dela não se encaixou com o meu gosto. Porém, eu pegaria outro livro da autora para ler, porque QUE HISTÓRIA MARAVILHOSA, com um quê de realismo que a gente não vê por ai.

19 comentários:

  1. OI, Ludmila!

    Eu já tinha visto outras resenhas deste livro em outros blogs, há um tempo atrás, e fiquei muito curiosa. Tenho uma ligação muito boa com a música e gosto muito quando os livros falam dessa atividade. Baixei o livro no kindle e estou louca para poder começar! Resenha linda! Beijão,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, que legal, essa ligação c a musica realmente ajuda mt a melhorar a leitura
      espero que a sua seja otima!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro da autora, a história parece ótima e me deixou curiosa. Ainda não conheço a escrita da autora, seu posicionamento também levantou-me curiosidade. Dica anotada.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, que bom. espero que futuramente tu pode ler o livro!

      Excluir
  3. Eu li um uma história que a Babi publicou com outras autoras e gostei do estilo de escrita dela. Vou tentar ler!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tu gostou do estilo de escrita tu vai amar esse livro!

      Excluir
  4. Olá. Achei interessante por citar séries, filmes e música, mas não sei se leria porque o tema não é muito do meu agrado. Gostei da sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal sua resenha, mas no momento não estou podendo ler, então irei colocar na lista. Nunca tinha escutado falar do livro e fiquei realmente curiosa sobre.
    Belíssima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oobg! o livro eh realmente bom e vale a pena ler!

      Excluir
  6. adorei a resenha, quero muito ler o livro. voce escreve super bem <3
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. adorei a resenha, quero muito ler o livro. voce escreve super bem <3
    https://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ela citou THE VAMPS? Amiga vamos pegar o banquinho e conversar aqui no canto. Só por isso a autora já me ganhou AHAHA Adoro história com fundo musical e esse parece ser bem recheado, mas confesso que me lembra um pouco Camp Rock.E isso não é ruim, só que eu não curto comparar história mesmo que isso aconteça inconscientemente. Quem sabe no futuro? Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi divulgação desse livro e não gostei da capa, achei muito suave. Essa coisa de falar muito, às vezes, é algo comum em livros para adolescentes, que é o que esse me parece. Talvez você não esteja nesse perfil e por isso te incomodou, mas é só achismo de minha parte, eu não li :D

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho visto diversos livros com a temática, mas ainda não li nenhum. Adorei a dica e vou anotar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Que pena que desta vez o estilo não bateu muito com o seu, mesmo assim é bom saber que apesar disso, não deixou de ser uma boa leitura.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Fiquei super curiosa para conhecer esse livro, até já adicionei na lista do skoob! A sinopse é interessante e mesmo vc levantando alguns pontos negativos, ainda assim fiquei com vontade de ler! Adorei sua resenha e a sinceridade e espero ler em breve!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não tive a oportunidade de ler. Que pena que a escrita da autora não funcionou com você, apesar de a história ser boa. Eu adorei a premissa e fiquei bem curiosa para conferir também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Primeira resenha que leio desse livro, lembro que assim que saiu fiquei apaixonada por essa capa e tentada a ler, mas o tempo passou e não realizei a leitura. Sempre que leio resenhas, que falam que a escrita da autora é arrastada eu desanimo, mesmo a história sendo maravilhosa, é uma coisa complicada, sei que vou ficar empacada em algum momento.. mas só lendo para ter essa certeza rs' adorei saber sua opinião!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS